IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

segunda-feira, novembro 21, 2005

Afinal ...só existe uma raça: a humanidade. ( George Moore )




"Afinal de contas, só existe uma raça: a humanidade"
(George Moore)

"Meus avós foram forte
foram fortes meus avós
Orgulho - me dos meus avós
que outrora
carregaram sobre as costas a cruz da escravidão"
( Carlos Assunção )

Enquanto lê e reflite, ouça aqui o Haiti.

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. Isto nos leva a pensar sobre a condição do negro no mundo e princípalmente no Brasil.
O Negro é vítima de uma sociedade que escraviza por padrões diversos. Tomo por exemplo o bárbaro crime cometido contra Flavio Sant'anna, o dentista que foi "confundido " por policiais como bandido e foi friamente assassinado ( leia mais clique aqui ).Um crime cometido contra um ser humano por causa da cor de sua pele. O assunto foi bastante comentado pela mídia nos primeiros dias, logo, porém,foi esquecido, passando ao quase esquecimento. E só não foi definitivamente esquecido, porque alguns seguimentos da sociedade apoiaram seus pais na luta por justiça.
Muitas entidades uniram - se em torno da família para lutar por justiça. Inclusive nossa entidade, que trabalha com Pré Vestibular para Afrodescendentes e pessoas carente ( Franquia Social com/da EDUCAFRO).
Lembro - me ainda quando, em 7 de Setembro p.p, nossos alunos saíram da unidade para participarem do Grito, evento idealizado pela EDUCAFRO, www.educafro.org.br, que em sua marcha por justiça e Igualdade Socil, levou muitos alunos e professores de seus núcleos a atravessar parte de São Paulo, indo parar no Museu Paulista. Todos neste protesto contra a discriminação.
Hoje, e já falei isto aqui aqui, o que mais atormenta a nossa sociedade é sem dúvida a Discriminação Social, porém a maioria das pessoas estão preocupadas ainda com o aspecto racial desta discriminação. Isto torna o processo de crescimento mais lento, fazendo com que o indivíduo esqueça de fatores importantes para o seu melhor desenvolvimento intelectual. Infelizmente nosso país nem entrou de fato na Era Industrial, sendo que já estamos na ERA DO CONHECIMENTO, onde a capacitação intelectual é mais importante que todos os outros fatores.
Para que possamos entrar nesta nova Era, é importante fugirmos do lugar comum. Deixarmos de andar em círculos e encararmos que nosso país é EXTREMAMENTE PRECONCEITUOSO E RACISTA, só reconhecendo o Câncer é que podemos combate - lo.
Não percebemos e já disse isto outras vezes que nossa povo não percebe que a pobreza tomou conta do país e que não temos acesso a Educação e Saúde,Habitação e Lazer,Trabalho e Segurança, direitos garantidos por lei e que nos são negados pelos nossos próprios representantes. Quando percebermos que não é só o negro que é discriminado neste país, poderemos juntar força com nossos irmãos e lutarmos pela moralização de nossas leis.
Devemos lutar para que o ser humano seja respeitado. Por ser humano,e não por representar determinada raça.
Nos prendemos a diversos fatores, por sabermos que temos nossos próprios preconceitos.
Não vamos matar uma raça. Já permitimos que os índios fossem destruídos e retirados de nossa terra. E ficamos calados.
Em uma Palestra, certa vez, ouvi um dos presentes a alegação que o negro não pode ser distruído por perfazer uma porcetagem majoritária a nível de Brasil e mundo. Infelizmente tive que rebater tamanha ignorância. Digo infelizmente, porque preferia não ter ouvido o absurdo.
Apenas perguntei a referida pessoa, quem era maioria no Brasil, quando os portugueses invadiram nossas terras e colonizaram nossos índios.Devo dizer que frente a vaia recebida, a pessoa perdeu seus argumentos.Acontece que estamos acostumados a agir como os animas da fazenda, não somos ratos, então porque ocupar nosso tempo com A Ratoeira ? Pense bem. Afinal, quando tem uma ratoeira em casa, todos correm risco.
Elisabeth Lorena Alves

2 comentários:

  1. Que Bom seria o mundo se metade da populacão pudesse pensar como você.
    Estive meio afastada com a doenca da Lotta, mas agora ela já está bem melhor e eu posso relaxar. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Beth, mas já somos duas.
    Para metade do mundo falta apenas os amigos.
    Valeu.
    Beijos em você e na Lotta
    Elis

    ResponderExcluir

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Agregadores

Medite!

Algumas Canções Cristãs - Homens

Ferramentas para Blog

Dessander, o amigo

Loading...

Outras Postagens

Gióa Júnior

Aproveita e leia mais sobre Miriam Makeba

MIRIAM MAKEBA - UMA HOMENAGEM PÓSTUMA
Gostaria de fazer aqui uma homenagem a uma das mulheres que mais admirei nesta vida - Miriam Makeba. Desde criança me deleitava com suas músicas, elas nunca tocaram meu corpo, sempre tocaram minha alma.
hmais aqui
http://www.amigosdosabor.blogspot.com/