domingo, agosto 11, 2013

Substituindo o feijão nosso de cada dia

Então você  quer substituir o feijão?

Sábia decisão!  
Podes substituir pelo Grão-de-bico, por exemplo. Apesar deste ser mais caro, ele e mais rico em muitos outros ingredientes, além de ser um grande colaborador no quesito humor. Quando consumido com certa frequência, auxilia no tratamento do mau humor e de pessoas com comportamento depressivos. Para as mulheres e crianças, o consumo de grão-de-bico e altamente recomendado, já que auxilia na melhora da ovulação, diminuindo a TPM, além disto um de seus aminoácidos – triptofano  - é usada pelo organismo para a produção da serotonina, ativando os centros cerebrais dando a sensação de bem-estar, satisfação e restaura  confiança. E o ferro? Apesar de ter menos que o feijão, por exemplo, o organismo aproveita melhor, sem precisar de outros auxiliadores. As proteínas do grão-se-bico são totalmente aproveitadas pelo organismo. Diferentes do que acontece com o feijão.  Além de tudo isto, ele pode ser usado como reposição hormonal nas mulheres que já passaram pela menopausa e se usado desde a infância reduz a incidência da  osteoporose.

Lentilha
Já a lentilha, tem  25%  de suas  fibras solúveis e isto  o que ajuda a diminuir o Colesterol Ruim. Os seus carboidratos são complexos – diferente do feijão comum e do arroz nosso de cada dia. E o que tem isto a ver com uma dieta saudável? Previne o aumento de  açúcar no sangue, além de diminui-lo.  Suas fibras além de solúveis, são mais saudáveis que de outros grãos. Tem ácido fólico, B6, magnésio, ferro e triptofano – o mesmo aminoácido essencial que encontramos no grão-de-bico.
Ajuda no emagrecimento pois tem poucas calorias e não tem ‘nadica de nada’  de gordura. Fora que por ser mais barata que outros grãos, ajudam  a economizar nas compras.
Se você mora perto de uma chácara, verifique se eles tem brotos de lentilha. Estes brotinhos são de tiamina, ferro, fósforo e cobre, e são ricos em vitaminas C e ácido fólico. Misture a lentilha com carne branca – frangos e afins, você vai adquirir proteína em abundancia, pois apesar de ela ser pobre em proteínas, seus demais ingredientes potencializam tudo o que for acrescentado a ela.
Aqui em casa fazemos risoto de Lentilha com Trigo para Kibe. Todos adoram.

Feijão Verde e Vagem
Apesar de diferentes na apresentação, o feijão verde e   vagem paulista, são irmãos em qualidade nutricional. Podem substituir com louvor o feijão comum e com mais saúde garantida.
Auxilia na proteção contra diversos tipos de câncer, pois   fornecem minerais  -  magnésio, manganês, potássio, cálcio, zinco e ferro. Regulam o metabolismo, ajudam a manter a frequência cardíaca sob controle, assim como a pressão sanguínea.
Beleza - Protege a pele da ação dos radicais livres. Evitam o envelhecimento pois possuem alto teor de Vitamina A, flavonoides, luteína, piridoxina, tiamina, Vitamina C e beta-caroteno. E ainda reforçam as defesas naturais do corpo.
O  Zea-xanthin, um carotenoide importante que nestes feijões são  absorvidos de maneira seletiva pela mácula lútea da retina, protegem os olhos contra os efeitos negativos do excesso de luz. É os folatos, que em companhia da Vitamina B-12, otimiza o desempenho das células. Ricos estes verdinhos, deve ser evitado por quem tem problemas renais e pedras na vesícula.

Agora, para todos os tipos de feijão: Deve- se beber muita água quando se consome feijão – condição menos exigida no consumo de grão-de-bico e ervilha. Ponto para estes dois!
Outro substituto melhor pode ser a Soja, que bem feita, pode ser usada em saladas, baião, risotos ensopados e jardineiras.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior