quinta-feira, agosto 15, 2013

Poesia - Alonso Rocha - Príncipe dos Poetas do Pará



Trabalho findo, eis-me aqui implicando com os amigos de Manaus e publicando no Facebook um Soneto de Alonso Rocha, escritor e poeta paraense, um dos detentores de cadeira na Academia de Letras do Pará, também membro da UBT - União Brasileira de Trovadores. Falecido em 22 de Fevereiro de 2011, deixa-nos cedo, pois deveria ser imortal! Foi por acaso que cheguei as poesias deste paraense, mas amei de fato, muito boa mesmo!



Amigos de Manaus
E para não deixar vocês, amigos que me seguem aqui no blog sem participar desta 'zoeirazinha' particular com meus amigos do Amazonas, divido esta poesia linda e sensível deste grande escritor. Como sempre coloco alguns links em alguns dados, para que possam seguir e conhecer melhor este personagem.
Você não sabe porque estou 'zoando' os amazonenses com poesia paraense? É que por aqui, entre Manaus e Pará há uma certa animosidade cultural, o povo se implica e eu acho é graça.
Foi errado por aqui, pode saber que vai ser 'acusado' de paraense...
Só que é pura implicância, o povo de Manaus tem algo em comum com os paulistas: Coração aberto aos que se achegam ao Estado.

Manaus é uma cidade muito receptiva.
As pessoas nos recebem sempre bem.

Prece por meu filho no dia de sua morte
(Para Ronaldo Alonso)

Ele era um pássaro, Senhor,
cujas asas feriste antes do vôo.
Ele era fonte
e sufocaste o canto em sua garganta
e pouca além da lágrima e do riso
– como apelo ou mensagem –
lhe deixaste.
Ele era frágil, Senhor,
e lhe enevoaste o entendimento
e com agudos espinhos o pregaste
tantos anos no seu leito.
Até seus olhos, Senhor,
– inquietos peixinhos coloridos –
aprisionaste
no reduzido aquário do seu quarto.
Mas eu te louvo, Senhor,
por Tua bondade
quando lhe ensinaste a gritar a palavra “mãe”
– única de sua boca –
como sinal de angústia e como hino de amor.
Hoje, Dá-me a beber, Senhor,
o Vinho de Tua Paz
na mesma taça de fel e sofrimento
com que o premiaste,
para que eu possa de joelhos
celebrar contigo
um retorno de um anjo ao Teu reinado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior