terça-feira, julho 14, 2020

"Vidas Secas", segundo dia de Desafio de Livros na linha do Tempo




A imagem pode conter: xícara de café e bebida


Olá, de novo, sobre o Desafio que falei aqui ontem, minha escolha hoje foi "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. 
Um dos mais belos livros que li na vida. Belo e triste. Lúcido e verdadeiro, um retrato de muitos dos homens comuns e tristes que haviam e infelizmente há por aí sem saber se defender por desconhecer seus direitos e deveres, sem amor próprio e invisíveis com suas dores só notadas em tempo de discórdia e de eleição... 


Meu exemplar, presente de minha amiga Leide, é todo marcado. Sobre os sentimentos do Menino Mais Novo, as inquietações do Menino Mais Velho, as certezas da Baleia, a fuga da dor de Fabiano e Sinhá Vitória. O respeito dele pela inteligência da esposa.
Porque mudou minha vida?
Bem, minha principal função social sempre foi Ensinar e "Vidas Secas" me faz ver como é importante armar de conhecimento o Jovem e Adulto que me procura, seja na Igreja, Escola, Associação, Rua... Ensinar é meu dever, mostrar-lhes que há muito mais a ser conquistado  que assinar um cheque recebido por serviços prestados ou verificar um número para por em cédula ou urna.
Conhecer por conhecer, ler para se divertir e aprender mais, assistir filmes e conseguir usar o conhecimento prévio para entendê-lo. Entender que sua Empiria também é conhecimento e que pode ser utilizada em busca de novos horizontes.
"Vidas Secas" para mim sempre foi e ainda é o retrato da alma sem voz...
Por Elisabeth Lorena Alves.


Serviços
"Vidas Secas"
Graciliano Ramos
Record, Rio de Janeiro

Comprar
Na Livraria de seu Bairro
Na Saraiva
Na Estante Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior