segunda-feira, julho 13, 2020

Desafio Livros na linha do Tempo - Primeiro Livro, Bíblia

Nenhuma descrição de foto disponível.

    Sobre esse tema, manipulação da Fé para controle social indico um filme "O Livro de Eli", que vai lhe ajudar e muito a entender o que estou dizendo.
    Não ando mais a fim de seguir o Facebook e faz anos já, mas ainda existem lá algumas pessoas que não migraram para as redes sociais mais particulares - Telegram, WhatsApp e outros tipos de mensageiros online - assim, ainda sigo por lá. E agora está acontecendo um Desafio para encher a linha do tempo de livros.  E fui convidada pela escritora Regina Caires a participar. 
    Lá a regra é não falar sobre o livro, só colocar a Capa e o Convite do livro que mudou sua vida, um por dia pelo período de 7 dias. Mas não acho justo e por isso vou tentar escrever por aqui para justificar minhas escolhas. Hoje é meu primeiro dia e escolhi a Bíblia Sagrada. E não, não fotografei a capa do meu exemplar, ele está muito manchado do tempo e manuseio, mas tirei da capa de rosto. Que ainda é a única parte pouco anotada.
    Como a Bíblia mudou minha vida?
    Bem, a Bíblia foi o primeiro livro que li todo muito cedo. A "Bíblia Sagrada" e "Dom Casmurro",  constam em minha memória como o primeiro livro. A Bíblia já li ao todo sete vezes e Dom Casmurro quase isso também. Mas a Bíblia não tem influência em mim só por eu ser evangélica. A Bíblia para mim, quando criança, era meu livro de Histórias. Lia a história do Profeta Elias e imaginava que o monte era atrás da Igreja União Pentecostal de Guaianases. Tinha um morro logo atrás e eu não tinha noção do que era exatamente uma montanha, então, a opção era sempre o inatingível morro atrás da igreja. 
    Na minha inocência imaginava que se eu subisse lá poderia  encontrar ainda os vestígios do fogo que destruíra a oferta do profeta. Mas não era só essas histórias. Minha tia Ivan me dizia coisas sobre a História do Mundo quando eu lia as passagens de Ruth, Ester, Zípora e outras histórias de mulheres que a Bíblia traz. 
    Vou confessar uma coisa aqui, Jezabel era a inimiga de Israel, mas eu achava ela forte. E ainda vejo, só que hoje percebo nela algumas características narcisistas também, o que quebra o encanto. Eu sei, é um flerte estranho para uma cristã, mas eu nunca fui muito de olhar só um lado das coisas em livros e histórias foras da minha realidade. O que é estranho já que no convívio real sou muito passional, tipo "sangue no olho" mesmo e só muita oração para fazer com que eu me controle. Aquilo de contar até Cem, esquece, não 'rola' comigo.  Bem, mais continuemos com a Bíblia...
    Apesar das alegações que muitos fazem sobre o machismo e patriarcado serem criados pela Bíblia, eu vejo nela muitas histórias interessantíssimas de mulheres. Mães solos que criaram filhos para serem importantes. Mulheres que tinham tudo para serem execradas, mas reagiram e se tornaram grandes defensoras de si e dos seus. Mulheres  engenheiras - sim na Bíblia existe relatos de mulheres que tiveram poder político - religioso e interferência em governos, mulheres que fundaram cidades, mulheres que influenciaram a história de homens e de povos.
    O que os críticos fazem é anular as boas histórias e se apegarem ao uso indevido feito sobre esse Livro de Fé e de Histórias, sem realmente quererem mudar vidas, já que se você não diz que a manipulação feita por alguns homens por séculos foi para manter a obediência civil - e não religiosa, está também manipulando e fazendo mal uso e também incorrendo em erro.


Serviços:
Livros
Bíblia Sagrada
Vários Autores
Tradução João Ferreira de Almeida
Sociedade Bíblica do Brasil
Você encontra em qualquer Livraria

"Dom Casmurro"
Machado de Assis
Várias Editoras

Filme
"O Livro de Eli"
Original "The Book of Eli
de  Allen e Albert Hughes
Roteiro: Gary Whitta
Está na grade da  O Livro de Eli | Netflix
(Só abre se sua Conta Netflix estiver logada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior