sábado, junho 16, 2012

Aconteceu comigo




Aconteceu algo chato comigo hoje.
Ao abrir meu e-mail no Yahoo, encontrei a resposta a uma pergunta minha, que fizera em um site de Origem Etimológica. Me senti meio burra com a resposta enviada, pois se quisesse que desconhecidos pouco conhecedores da Língua Portuguesa me desse uma resposta, teria consultado algum destes sites que qualquer Zé Mané que saiba digitar A e B, pode acessar e manipular, editar e fazer o que quiser quanto a uma informação. Procurei o tal site, pois até então confiava no trabalho deles.
Vou dizer a vocês amigo, me senti péssima com a resposta, e claro que mandei outro comentário, mesmo tendo que me submeter aquele identificador de ser humano que possui.
A Palavra que gostaria de conhecer, é adjutora, que apesar de eu conhecer o significado corrente, desconfio dele. Sabe, as pessoas que se usam da palavra, geralmente moldam o significado delas as suas próprias verdades e por isto ao escrever um texto, procuro observar bem se por acaso realmente a conheço ou se a uso por ter ouvido antes.
Acredito que todos nós deveríamos de ter este cuidado ao escrever ou preparar um discurso. Já vi absurdos imensos em discursos e sermões pois a pessoa usou o significado que conheceu de forma oral e a oralidade nem sempre está certa. Veja o caso de Muçarela, todas as empresas que empacotam ou produzem este alimento, grafam em suas embalagem a palavra com ss, mas quem conhece a origem da mesma (italiana) lembra da regra de que toda a palavra deste idioma, composta por dois “zz” quando são 'aportuguesadas' passam a ser grafadas com “ç”, assim como Praça (piazza) e raça (razza).
Para evitar estas ''mancadas'' acabo por fazer perguntas e como no meu Facebook não tenho por amigos os Professores Pasquale Cipro Netto e Fábio Alves, corro atrás, pesquisando em sites etimológicos, mas deste vez não encontrei e acabei por perguntar.
Agora, abaixo vai meu novo comentário lá: 

Deixe-me refazer a pergunta. Embora ache desnecessário. Quero saber a origem desta Palavra. E quando conhecemos a Origem, conhecemos o real significado dela. por isto ao fazer a primeira vez a pergunta, questionei como significado. Só que significado tem mesmo no dicionário, mas infelizmente estes não são como os publicados antes de eu nascer, que eram verdadeiros compêndios etimológicos e continham todas as informações cabíveis.
Por Exemplo, o Dicionário Brasileiro se ocupava de 4 páginas para explicar a origem da palavra diabo e mostrava toda sinonímia possível.
Infelizmente senti-me um pouco ofendida com a resposta encontrada aqui para a minha questão, pois até hoje acreditava que este era um site sério, voltado ao esclarecimento de questões pertinentes e não a casa da mãe Joana, onde todo mundo publica o que quer, que é o caso da maioria dos sites voltados a nossa amada Língua Portuguesa.
Mesmo assim, agradeço terem me reservado um espaço para a resposta óbvia.
Significados realmente se encontram no Dicionário, e encontrei aqui em casa, no Houaiss, Aurélio e Luft.
Passar bem.
Elisabeth Lorena Alves

Um comentário:

  1. muito bom o seu blog minha irmã lindas e sabias palavras que Deus o abençoe a net precisa de palavras como estas simples e verdadeiras.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior