domingo, julho 24, 2011

Baião de Soja - Eita trem bão...Receita e um pouco de mim.

Gente, tem coisas que a gente nem acredita que já fez na vida.
Regime - pelo nome,pouco usual hoje - porém comum a minha infância, pois vivia perto de uma tia - irmã vidrada em teorias de alimentação saudável, vegetarianismo e outras formas de viver.
Era sua vítima usual. E incrivelmente sempre estive acima do peso.
Toda esta história dos médicos que dizem que são os fast food quem engordam a população adolescente do mundo cai por terra se você observar que eu não tomei Coca - Cola antes do 14 anos, não achava graça em hamburguer, que também conheci depois de certa idade.


Morava em um sítio com meus primeiros pais adotivos, e ali couve, couve-de-bruxelas,espinafre,cenoura, cebola, feijão, banana e outros eram abundantes. Abacate, manga, Bicho de goaiaba goiaba é, pitanga, abacaxi e além de diversos tipos de chá, tinha aquele que no futuro se tronaria meu maior vício - o café.


Assim caminhava minha vida - já que a Humanidade caminhava à parte.
Minha tia Ivana, era maravilhosa. Esquizofrênica, hoje sei disto, a pobre era uma artista, que não foi conhecida e muito menos reconhecida, ela fazia cada desenho lindo, mas entre suas crises de personalidade, ela levava na mala as manias de um personagem para o outro. Assim só me livrava de suas experiências culinárias, quando ela estava internada para cuidar de sua saúde mental - mas nunca curaram a pobre. 


Assim, trouxe comigo o hábito da alimentação saudável, embora na casa dos outros coma quase de tudo - nunca experimentei pedra, apesar da Sopa de pedra do Pedro Malasartes ter me inspirado na infância.
Iniciei minhas experiências culinárias aos 5 anos e foi também minha primeira experiência com a oração - pois  foi o que fiz quando vi alho, cebola, arroz, sal  e água na minha frente.


Fiz uma oração a Deus sem entender como aquilo se transformava em algo saboroso.
Para ser sincera, a oração pode de fato muito em seus efeitos - por que meu arroz saiu muito bom. Gostoso mesmo, soltinho e fresco.


Ontem do nada lembrei-me que quando minha tia-irmã queria comer algo calórico - que ela chamava de engordativo - ela adequava a receita ao seu jeito de pensar e ia retirando tudo o que era possível da receita, substituindo por algo parecido.


Assim, fui para cozinha e, entre uma teclada no Face e olhadas no site da Igreja  e a panela.


Ai vai a receita - que é menos calórica, mas amo.
Baião de Soja
Ingredientes

  • 250 g de Soja cozida e temperada a gosto
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de óleo
  • 1 xícara (chá) de salsinha picada e coentro
  • 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
  • 1 pimentão vermelho grande picado
  • 1 cebola grande picada
  • sal a gosto
  • 2 tomates sem sementes
  • 1 linguiça calabresa cortada em cubos médios
  • 1 xícara de ricota
Modo de Preparar

Refogue no óleo a cebola e o olho.
Acrescente a linguiça e frite até dourar bem.
Junte o pimentão e refogue até amaciar.
Acrescente o tomate e o arroz.
Coloque a soja e o cheiro verde com coentros picadinho.
Coloque sal a gosto.
Mexa bem e arrume na panela.
Ponha por cima a ricota e coloque 4 xícaras de caldo da soja por cima.
Deixe cozinhar em fogo normal.
Diminua o fogo para médio quando começar a secar.
Desligue o fogo depois de pronto.
Deixe tampado por 5 minutos.

Depois saboreie.
Depois é só servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior