quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Mulheres do Brasil - Ensino - Adélia Sigaud

Antes de começar: Esse texto é uma crítica a determinadas visões femininas e não a todo o pensamento de Inserção do nome da Mulher na História Mundial.. Que fique claro desde já.


Há muitas mulheres na História do Brasil e muito antes dessa Liberação Feminina tão afamada...
Não sei porque essas figuras não são evidenciadas por esse bando de feministas não mostram ao mundo a importância desses seres para o desenvolvimento da História Mundial...
Muitas de nossas mulheres são apenas um verbete esquecido em determinados dicionários - sejam eles feministas ou não - e o que se prega e se reproduz são insignificâncias que mais separam seres humanos que os insere e agrega valores...

Hoje quero falar de alguém especial para o Ensino Especial e para a área de Tecnologia Assistiva:
Adélia Sigaud.


É considerada a primeira brasileira a ler pelo método Braille, carioca de nascimento (RJ), essa brasileira era era filha de um dos médicos da família imperial.
Cega desde criança, aprendeu o método Braille com o escritor ‪#‎José_Álvares_de_Azevedo‬. Esse escritor havia aprendido Braille no Instituto Nacional dos Jovens Cegos, de Paris.
No ano de 1851, o pai de ‪#‎Adélia‬ encantou-se ao vê-la lendo com as mãos e contou o fato ao imperador D. Pedro II, que manifestou interesse em conhecê-la.
E esse célebre encontro resultou, em 1854, a fundação do Instituto Benjamin Constant, destinado ao ensino de crianças e jovens cegos.
A própria Adélia foi aluna do Instituto e acabou se tornando a primeira professora dessa escola.

Tempos atrás li no Saúde Visual uma reportagem sobre uma exposição onde era possível aos cegos e de baixa visão ter contato com objetos dessa professora. Pena que o site não a coloca como professora. Lá ela consta com pesquisadora na área de Educação para cego e seu trabalho está restrito apenas à Portugal. Não fala de seu trabalho no Brasil...

‪#‎Fontes‬: Brasil Silvado, Os cegos no Brasil; Relatório do Congresso sobre o Instituto Benjamim
Constant, 1902.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior