quarta-feira, dezembro 30, 2015

O que de fato é um Professor?


Professor não é um ‪#‎Replicador‬.
Replicadores só distribuem o que recebe.
Um professor é, antes de tudo, um facilitador de conhecimento.
Se usa sempre a mesma didática para público diferente, jamais alcançara a todos, frustará a muitos e alcançará sempre uma minoria e, nem sempre essa minoria alcançou o conhecimento mediante a explanação desse pretenso professor.


Os professores de fato entendem que cada ‪#‎aluno‬ é um universo de aprendizado e deve ser respeitado e incentivado e que, uma vez alcançado, tem a capacidade de também ensinar, pois ‪#‎Ensino‬ é troca...
Enquanto facilitador, esse professor pode mediar conhecimento, instituir a disciplina pelo meio ambiente (Lev Vygotsky), provocar o conhecimento (Célestin Freinet), ser agente transformador do indivíduo que ensina, respeitando a individualidade e o lugar de origem (social, filosófico, moral, religioso),
Um professor de verdade, aproveita todos os meios para reorganizar o conteúdo a ser apresentado de forma que haja, antes de tudo, aplicabilidade (usar, explorar e revelar novas capacidades).
A Educação que vemos na maioria dos casos, objetiva alcançar quem tem‪#‎Talento‬, mas a verdadeira prática do Ensino deve incentivar a Experimentação individual.
Em uma Sociedade Escolar que prega a importância do indivíduo, é incoerente ensinar o todo, sem levar em consideração o tempo intelectual de parte...



PS - Professor que ilustra a matéria é Geovane. Professor de Biologia, que faz parte de Projetos de Ensino para  a Periferia e transmite, através de interação, seus conhecimentos da matéria, com alunos de Pré Vestibular Comunitário.
Na foto, em momento de lanche dos alunos do Noturno, da CIJ-ACOFRAPI, ele conversa sobre sua Disciplina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior