terça-feira, setembro 22, 2009

Pense sobre o que realmente entende, vê ou escuta. - Dupla Percepção versus Poetas Mortos


Dupla percepção

Você diz que é um sapo e eu juro que é um cavalo!




Lição:

Este desenho nos ensina claramente que devemos sempre respeitar as outras opiniões.
É necessário esperar e ouvir atentamente os outros porque eles também têm o seu ponto de vista.

Respeitar a opinião dos outros é olhar para a mesma verdade e saber que esta poderá ser vista de forma bem diferente por cada um.

E assim, com toda certeza, deixar de cometer injustiça com as precipitações.

O charme do desenho e sua lição enigmática consiste no fato de que, "na história nada muda e mesmo assim, tudo é completamente diferente".

(Aldous Huxley)

_




Quando o assunto é Percepção.

Outro dia sofremos algo estranho, alguns amigos e eu. Participávamos de uma destas redes de relacionamentos, mas no nosso caso, uma específica para escritores amadores. Bem, amadores por assim dizer, pois lá havia muitos escritores bárbaros, competentes e bem criativos e, alguns tem diversos livros publicados, inclusos até nos currículos escolares de seus Estados.

o que aconteceu foi que alguém conseguiu burlar a segurança do site e publicar lá textos plagiados de outra pessoa que também participava de sites do mesmo porte. Assim, o que era um ambiente amigo tornou-se um cenário de guerra. Hostilidades, desacatos e outros xingamentos, acabaram por abalar os sentimentos de alguns dos amigos. Pessoas dantes queridas e amáveis tornaram-se absurdamente grosseiras e a pessoa lesada, ao invés de sair a cata do verdadeiro criminoso, que lhe plagiou as obras, acabou por ameaçar o administrador do site de Processo, Multas e até cadeia.

Que fique claro que não apoio o PLAGIO, sou hiper contra, mas as agressões sofridas por meu amigo, administrador do site, foram desrespeitosa. Isto por que não foi levada em consideração sua vontade de resolver a questão.

Com todas estas coisas acontecendo, acabei por perceber que muitos escritores do site, acabavam por apoiar o plagiador, o administrador ou o plagiado, também sem considerar fatos.

· Na verdade, o Administrador foi o primeiro a ser lesado, já que quem publicou os textos plagiados em sua página, desrespeitou a vontade deste de apoiar OS VERDADEIROS AUTORES e uma vez que alguém ali postou um texto que não lhe pertencia, acabou por lesá-lo em sua intenção e direito.

· O próximo lesado, também em seu direito foi o autor dos textos – na verdade, os autores, uma vez que o plágio foi elaborado a partir de texto de escritores diversos – que teve sua criatividade contestada pelos que descobriram o crime em andamento e interpretaram mal a situação apresentada.

· Os outros lesados foram nós, os demais participantes do site, que já não podem participar do esmo, que será banido, com a autorização do seu administrador, da internet. Assim, nós que ali postávamos nossos textos e trocávamos idéias sobre os mesmos, enriquecendo nossas relações e aumentando nossas chances de aprimorarmos como escritores.

· Ainda foram lesados os que apenas acessavam o site, para ler ali poesias, mensagens de animo, contos, crônicas e romances. Que tinham ali acesso a Literatura Alternativa, sem pagar por ela e eram, como meus alunos, presenteados com os textos maravilhosos que floriam ali, com uma Primavera permanente.

· A arte foi a principal lesada nesta situação e pelo que notei, foi a única a não ser defendida entre os escritores, colaboradores e demais visitantes do site. Isto porque, se estamos ficando sem espaço para dar continuidade a nossos trabalhos, diminuímos assim nossa produção literária.

Por estas e outras, acabo por pensar aqui que as pessoas não sabem exatamente o que vêem, sentem, dizem, ouvem ou falam, já que nossas percepções são vinculadas ao que vimos, dissemos, sentimos, ouvimos ou falamos antes.

Pensem nisto, todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior