domingo, março 10, 2019

Um novo Bras Cubas, será?

Vocês sabem que esse tema de Morte na Literatura é meio que minha praia, mas, o texto que vou indicar não é meu.
Bem, vou ao início...
É minha pequena Resenha e é a primeira dos textos que estou lendo para o Desafio do site Entre Contos.
Confesso, que para expor minha opinião me obriguei a ler os textos do meu grupo de leitura  umas 3 vezes cada, porém, teve alguns que foram 5 leituras.
Entretanto, um passou despercebido. Despercebido no sentido exato - não vi e,figurado, não percebi a grandiosidade do Conto.
Para resumir, o conto fala  do escritor morto que está morto e não está morto, que está morto e não está morto... Ou seja, em sua narrativa, usa das idas e vindas para criar o suspense.
Como uma das regras do desafio é o anonimato, não sei quem escreveu. Obviamente. Entretanto, assumindo aqui minha profissão de editora e meu pitaco de leitora, aconselho ao autor: Amplie o texto, transforme-o em Romance. E uma pena ele ficar apenas como Conto. Ele é perfeito. Sugestivo, implicante, surpreendente.
Eu diminuiria as referências diretas - intertextualizando sim, mas, sem citar Machado e Saramago, preferiria que dissesse mais dos personagens e enredos, evitando mencionar diretamente os autores - isso se a ideia de transformar o Conto em  Romance vingar.
Ler é uma forma de iluminar
a alma!
Elisabeth Lorena Alves

Para o Conto, como se apresenta,  está perfeito. Porém, como disse, eu, só que não sou a autora. E, mais, é um pouquinho de pretensão de minha parte achar que o autor virá aqui ler e comentar minha resenhazinha frouxa.
No mais, Parabéns ao autor, que propositalmente ou não, usou como pseudônimo a alcunha de Bras Cubas!
Corre lá, lê e, se ficar com vontade, comenta.
Abraços e linda semana.

Serviço:
Desafio Entre Contos 2019
Texto sugerido: O dia em que Acordei Morto - Bras Cubas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior