segunda-feira, junho 16, 2014

Obesidade - Você precisa se aceitar?


O Papo hoje no Facebook foi sobre Obesidade e Fobia Social, mas observando o ponto de vista da Saúde através da Ótica de uma pessoa Obesa, no caso, EU.
Estou tentando emagrecer - por motivos de Saúde - já faz alguns anos e sempre encontrei barreiras, principalmente porque existe sempre alguém que aparece com a frase típica: VOCÊ PRECISA SE ACEITAR.
E neste processo já ouvi até de Psicólogos esta frase, atribuindo meu problema metabológico, comprovadamente de origem químico-orgânica aos meus problemas de Infância.
Não vou negar que meus problemas não influenciaram na pessoa que sou hoje, MAS todas as experiências humanas, sejam agradáveis ou traumáticas influenciam o desenvolvimento de TODAS as pessoas, EU não sou um caso à parte, não sou a quebra do Sistema. Assim, eu preciso cuidar da minha Saúde e não ficar presa em um corpo que me faz muito mal!
Assim, escrevi hoje o que se segue... A propósito, vou anexar os comentários que julgo válido abaixo de minha postagens, incluindo os meus...
Leia e deixe seu comentário #Elogiando ou #Detonando....
Beijos
Elisabeth Lorena Alves
Não tenho Fobia contra a #ObesidadeE dizer que alguém que se cuida, pois conhece os malefícios de uma enfermidade ao seu corpo possui algum tipo de Fobia é no mínimo, uma afirmação infeliz.Em meu caso, que tenho distúrbios da obesidade que vão além do sistema alimentar, o sofrimento é maior e viver rodeada por pessoas que afirmavam que buscar tratamento era uma Fobia Social só acarretou problemas para a minha Saúde.
Por este motivo, não sou fã de certos comentários, pois sei que eles podem trazer mais prejuízos que benefícios para quem está doente, mas não se aceita como enfermo.
Para tratar da #Obesidade, é necessário antes apessoa reconhecer que está doente. Isto por saber que no Brasil esta espécie de tratamento é rodeada por uma nuvem de contras.
A Saúde Pública não está preparada para isto e assim acaba fechando as portas para quem busca ajuda.
Todo médico manda você emagrecer, MAS quando se procura ajuda, as portas se fecham, principalmente porque entre o #Doente e a #Cura há o corpo administrativo do Sistema de Saúde que é composto por grandes e pequenos #Políticos e não por pessoas treinadas para reconhecer um pedido de Socorro e providenciar auxílio imediato.
Assim, quem corre atrás de ajuda, desanima pela demora do #Sistema que não cumpre seu papel.
Por este motivo, não sou fã de certos comentários, pois sei que eles podem trazer mais prejuízos que benefícios para quem está doente, mas não se aceita como enfermo.Para tratar da #Obesidade, é necessário antes apessoa reconhecer que está doente. Isto por saber que no Brasil esta espécie de tratamento é rodeada por uma nuvem de contras.A Saúde Pública não está preparada para isto e assim acaba fechando as portas para quem busca ajuda.Todo médico manda você emagrecer, MAS quando se procura ajuda, as portas se fecham, principalmente porque entre o #Doente e a #Cura há o corpo administrativo do Sistema de Saúde que é composto por grandes e pequenos #Políticos e não por pessoas treinadas para reconhecer um pedido de Socorro e providenciar auxílio imediato.Assim, quem corre atrás de ajuda, desanima pela demora do #Sistema que não cumpre seu papel. — com Jane Uchôa e outras 14 pessoas.

Comentários:
  • Jane Uchôa O sistema não serve nem para os que eles classificam como doentes (dor) imagina para quem está acima do peso...mesmo sabendo que atras vem um monte de doenças cronicas que gastam horrores.
  • Sula Santos Concordo meninas. penso q o primeiro papel do Estado, no caso ds obesidade, é reconhece-la de fato como doença, criando assim, políticas públicas q atendam a essa demanda, bem como, treinamento efetivo para o profissionais envolvidos. A obesidade por ser una doença multifatorial requer esse olhar.
    A Assoam - Associação dos Obesos do Amazonas, discutirá essa temática no mês de agosto através de um Seminário q contará a participação de vários profissionais da área.
  • Lisi Prestes O maior problema ainda é a visão que o #obeso é um displicente, relapso, desleixado. Entre casos e caos, vemos o Sistema Público negligenciando atendimentos básicos a enfermos e não se permitem uma ótica de inclusão ao obeso como uma patologia. O indice estatístico está alarmante : 5 em cada 10 pessoas no #Brasil sofre de sobrepeso e obesidade... 50% da população está acima do peso! Se fôssemos tratar a obesidade como base de uma cadeia de outroas doenças recorrentes dela, hoje poderíamos viver outra realidade. TRATE A CAUSA E O EFEITO CESSARÁ! Eu ainda luto contra os 25kg que faltam para minha meta final. Poderia ser muito mais tranquilo se as barreiras de dificuldade (nutricionistas, cardiologistas, psicoterapeutas, cirurgões plásticos -sim! Pois necessitarei de reparação) não nos desestimulassem ao extremo de exaustão, nos gerando custos maiores em meio à agonia da necessidade de uma real mudança!
  • Elisabeth Lorena Alves Muito proveitoso deu comentário, Lisi Prestes.
    Infelizmente você acresceu informações e índices muito importante. Digo infelizmente, pois gostaria que estivesse equivocada, mas sei que todas as suas pontuações foram e são verdadeiras e pertinentes ao problema.
  • Elisabeth Lorena Alves Muito proveitoso deu comentário, Lisi Prestes.
    Infelizmente você acresceu informações e índices muito importante. Digo infelizmente, pois gostaria que estivesse equivocada, mas sei que todas as suas pontuações foram e são verdadeiras e pertinentes ao problema.
  • Lisi Prestes De fato Elisabeth Lorena Alves, isso me assusta... também me amplia a visão de que o pouco que posso fazer, gerará um benefício ainda maior do que tem sido muito o meu sacrifício.
  • Elisabeth Lorena Alves Sula Santos realmente fui negligente não marcando você e Assoam Assoam, uma vez que sei o papel que desenvolvem junto ao problema, você como Psicóloga e a Assoam como Instituição de defesa dos interesses da Comunidade portadora da Obesidade.
    Aproveitando a oportunidade, parabéns à vocês pelo trabalho e que ele seja coroado de êxito.
  • Elisabeth Lorena Alves Importa, querida, que seu sacrifício terá resultado positivo, principalmente para sua Saúde, seu bem estar e sua Família.
  • Neusa Campos bjs minha Beth, te amo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior