quarta-feira, novembro 19, 2008

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra










Para comemorar ...

20 de novembro
Marcha da Consciência Negra 11h
Concentração: Vão Livre do MASP
Av. Paulista, 1.000

25 de novembro
Encontro das Entidades do Movimento Negro e da FEPPIR/SP com o Colégio de Lideres da Alesp 12h30 26 de novembro Audiência Pública FEPPIR/SP 14h Auditório Franco Montoro
Prêmio Zumbi dos Palmares 18h Auditório Franco Montoro
Coquetel 21h30
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 informações: (11) 3886-6648 / 3886-6652
Assembléia Legislativa - São Paulo












Alguns negros que fizeram história...



Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Georgia, filho primogênito de uma família de negros norte-americanos de classe média. Seu pai era pastor batista e sua mãe era professora. Com 19 anos de idade Luther King se tornou pastor batista e mais tarde se formou teólogo no Seminário de Crozer. Também fez pós-graduação na universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem se casou. ( Martin Luther King - BIOGRAFIA )






É MESMO INCRIVEL... a maneira como nos escravizaram, Até nossa auto-estima arrancaram, E muitos que deveriam ser a nós aliados, São implacáveis adversários, Pura desinformação, Maldição! Não! Não! Não olhem assim pra mim, Não sou diferente e te encaro de frente, Sou um cidadão preto exigindo o direito de ser considerado gente, E o argumento que sustento pra manter a fé E partir com todo gás pra cima, vou te dizer qual é: Somos a maioria da população ativa, Sem nós essa terra não teria vida, E não há preço para essa sua dívida. Estamos a anos entricheirados nos morros, Nas cidades do entorno são inúmeros nosssos gritos de socorro... É MESMO INCRÍVEL
Malcon x - racismo dos policias do harlem (ingl.) WeShow Seleção ...










Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.
Nelson Mandela comemora seus 90 anos




QUANDO TUDO ACONTECEU...
c.1600: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não pára de aumentar, chegarão a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão.


- 1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro.


- 1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham a tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares.


- 1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro.


- 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares


- 1662 (?): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; será baptizado com o nome de Francisco, irá ajudar à missa e estudar português e latim.


- 1670: Zumbi foge, regressa a Palmares.


- 1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar.


- 1678: A Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos.


- 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas. - 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir.


- 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.




Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim.Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais.Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito.
Como o assunto é Consciência Negra...

Que tal falar de beleza?

"Os negros são fisicamente mais aptos que os brancos. Não é à toa que nas olimpíadas, em competições como corridas, eles levam mais vantagens. Eles tiveram que correr muito para sobreviver. Por isso o corpo é mais preparado".



http://msn.bolsademulher.com/beleza/materia/beleza_negra/4715/1

2 comentários:

  1. Olá Elisabeth,
    quero agradecer-lhe a visita ao meu espaço e as palavras simpáticas que lá deixou.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:47 PM

    buntistBela escolha para representar a data.
    Ficou faltando algo seu.Uma palavra, mas os links e lembranças são ótimos.
    Achou algo sobre aquele escritor que estava procurando?
    Marcio Campos
    Santos

    ResponderExcluir

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior