terça-feira, fevereiro 15, 2005

Painel Integrado - Ferramenta de Ensino Prático


Hora de iniciar as Atividades Escolares e relembrar técnicas para utilizarmos em nossa Escola e para nossos professores o Painel Integrado é muito mais útil como ferramenta de Estudo do que os Seminários.
Em Seminários os alunos estudam sozinhos, formam seus conteúdos, geralmente utilizando o material que encontra disponível nas Bibliotecas - da Escola ou nas Públicas e apresentam o que entendem, geralmente de forma desorganizada pois trabalhar em grupo Sem Orientação do Professor nunca será produtivo. E outra coisa, o aluno não sabe como alcançar os colegas.
Já o Painel Integrado é uma técnica interessantíssima, pois o professor coordena in loco ou usando as tecnologias digitais (Orkut, E-mail, Bate Papo do MSN) e juntos podem criar um conteúdo de apreensão e a reconstrução do Conhecimento. Aqui em nossa Unidade Escolar isso se torna necessário principalmente nas turmas do Segundo e Terceiro Ano e dos Pré Vestibulando.
Então vamos conhecer ou rever o que é Painel Integrado?

O QUE É O PAINEL INTEGRADO?

Painel Integrado é uma técnica de trabalho coletivo para apresentação de temas novos, onde cada um dos tópicos escolhidos pelo professor tem seu estudo realizado em primeiro lugar por um grupo pequeno e, em seguida, pelos  demais alunos. Esse processo faz com que a aprendizagem do novo  se faça de forma a integrar o  universo de conhecimentos, experiências e vivências anteriores dos alunos. Aqui o estudo se dá por grupos, mas há a necessidade de "cruzamento entre os membros dos diferentes grupos de tal forma que, em cada novo grupo, tenhamos representantes de todos os primeiros grupos – e, portanto, de todos os assuntos discutidos”.  Essa técnica é fundamental para que os alunos que desejam entrar em uma Universidade entendam que vão viver uma nova fase de Estudo e que muitas vezes será focada no aprendizado mútuo, sendo então direcionada para o coletivo.

E COMO DEVE-SE UTILIZAR O PAINEL INTEGRADO?


  • Introduzir assunto novo.
  • Integrar o grupo.
  • Favorecer a integração de conceitos, idéias ou conclusões.
  • Obter a participação de todos.
  • Familiarizar os participantes com determinado assunto.
  • Formaliza e/ou Continuar debate sobre tema apresentado anteriormente. 
  • Aprofundar o estudo de um tema.


PASSO A PASSO:

a)      Apresentação do Tema: Divididos em grupos, os alunos recebem vários textos sobre um mesmo tema,  com enfoques diferentes. Havendo o mesmo número de texto e grupo.

b)     Atividade Inicial: A Leitura prévia é individual. Os primeiros trabalhos também são e podem ser resumo, resenha, síntese ou mapa conceitual ou qualquer outro facilitador que possibilite ao aluno em encontro de estudo expor as ideias centrais do texto sem corrupção.

c)     Verificação de Aprendizado e Primeira Avaliação:  Haverá é a reunião, em sala. Essa reunião será dinamizada para que estejam presentes todos os estudantes que leram o mesmo texto e tem por objetivo  dirimir dúvidas, fortalecer a compreensão do conteúdo e firmar a integração entre os indivíduos do mesmo grupo.

d)      Redistribuição de Grupos e de Aprendizado: Para o Cruzamento dos temas haverá nova distribuição dos grupos. Assim, novos grupos serão formados tendo como integrantes 1 aluno de cada um dos grupos anteriores e com o conteúdo adquirido no Grupo anterior, cada integrante do novo pode representar o que foi estudado e ampliar o conhecimento com a nova discussão.

e)      Cruzamento de Conteúdo: Nessa nova atribuição de grupo, cada integrante exporá  ao novo grupo as ideias centrais do texto estudado anteriormente. Aqui, cada novo grupo debaterá as questões surgidas dessa nova atividade, utilizando para isso, além da explanação outro métodos de distribuição de conteúdo criados pelo grupo anterior. Os demais integrantes do grupo farão perguntas e discutirão os pontos que deverão ser trabalhados para a compreensão dos textos abordados. Após a compreensão do conteúdo haverá um debate ou nova pesquisa para estabelecer as diferenças e semelhanças entre os diversos textos, farão críticas e  relacionarão com outros conteúdos. Para a conclusão dos trabalhos, os integrantes de cada grupo produzirão um texto coletivo.




Indicação de Tema: Diretora Pedagógica Marluce Nunes
Adaptação da Abordagem: Elisabeth Lorena Alves
Texto: Elisabeth Lorena Alves 
Referência: MASSETTO. M. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões. In: CASTANHO, S; CASTANHO, M. (org) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

3 comentários:

  1. Anônimo11:38 AM

    Deu saudades, professora...
    Lembro exatamente desse ano, cheguei ao CIJ por ser rebelde lá no XXV de Janeiro e a senhora fez minha triagem... Fiz de tudo para ser descartada, não queria ficar em duas escolas, mas quando começamos estudar e vi o modo de ensino da Escolinha, percebi que iria aprender muito mais com vocês.
    Hoje estou bem encaminhada na vida, como professora estudante de Direito, gosto do que faço da minha vida e tenho orgulho da pessoa que me tornei.
    E sim, não me livrei do excesso de exclamação e reticências, afinal, minha vida é admirável e ainda estou em processo de crescimento...
    A propósito, antes de decidir pelo Ensino, tente Publicidade e, como a senhora já dizia, tenho muita criatividade mas pouca inovação, realmente não consigo extrair de mim o que crio na base do sonho, mas quando o assunto é ensinar, gosto de pesquisa, de procurar o melhor método e de exigir mais de meus pequenos, pois foi assim que aprendi com os melhores: Professores Renato Rosa, Walter, Geovane, Sadi, Rafael e Elisabeth Lorena. Obrigada para sempre, como diz a senhora.
    Felicidade plena.
    Angélica Souza da Silva
    Guaianases

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    Respostas
    1. Poxa vida!
      Que bom ter notícias tuas, dona Linda.
      Felicidades sempre e volte outras vezes.
      Ressuscitou em mim uma multidão de lembranças.
      Obrigada.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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