IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

sábado, setembro 13, 2014

Cego e Aparência - Sociedade não Percebe o Preconceito

As pessoas amam falar em Preconceito e apontar este ou aquele setor da Sociedade por todos os que existem e pelos muitos que são inventados continuamente com a intenção de formar "curral" eleitoral com apoio daqueles ativistas de antessala do Inferno. Porque Fofoqueiro trabalha para o diabo, seja lá quem seja o diabo, mas que ele tem cara de partido sujo isto ele tem...
Hoje vi um "inocente" cartãozinho de Facebook propagando que que é cegou ou fica cego não julga por aparência.
Pensei comigo! Se isso pega vão arrancar os olhos de todos, para que ninguém possa ver antes de criar falsas impressões...
Só que há mais que desinformação no tal do "card social", há preconceito contra o preconceito do cego. Não, você não entendeu errado, eu fui sim redundante, mas foi meu modo de  querer mostrar que nem sempre o que falamos ou vemos é uma verdade absoluta.
Os cegos têm lá seus Preconceitos e começa, por exemplo, por não aceitarem como seus representantes em Instituições de apoio a Cegos pessoas com problemas de Baixa Visão.
Bem, você geralmente não consegue ver  a diferença entre um e outro, a não ser, que como eu, trabalhe com ambos e sofra todos os dias com a descrença deles em sua intenção em lhes ajudar. Sim, para quem não conhece um cego de verdade e um baixa visão, no trato social, ambos são CEGOS. Para você. Para eles não. Para o Cego a pessoa de Baixa Visão não é Cega e estes usam os mesmos meios para se locomover - guias e animais de apoio, além de tecnologia especial de voz (DOSVOX, NVDA  e outros acessórios) para se comunicar com o mundo exterior.
Se entre eles há discórdia preconceitual, imagine fora disto!?

Julgar pela "Aparência" não tem nada  a ver com enxergar.
Se o cego é criado com preconceitos, ele consegue perceber os esteriótipos.
E isto estou falando por conviver com cegos.
Conheço um que diz que sabe se a mulher é gorda pela voz dela.
Detalhe: ele realmente soube quando me conheceu.
As pessoas têm o hábito de acreditar que Cegos, surdos ou qualquer outra pessoa com uma limitação não possui preconceitos, mas isto é falta de Observação. Se não fosse assim, não teríamos, por exemplo, negros racistas.
E isto não tem nada a ver com casa com brancos, como dizem alguns, perpetuando um Pensamento Racista que não pertencem e nem foi criado por Negros.
Ser racista, contra sua própria raça, por exemplo, é exigir que o Goleiro Aranha seja cúmplice do pensamento de que pedido de "perdão" resolve  a questão racial no mundo.
A Igreja Católica pediu perdão pela Inquisição, mas isto não trouxe os mortos de volta. E pior! Não ensinou a ninguém que ser extremista só leva  a Violência.
Conceito social é criado pela Sociedade.
Para que os Cegos não sejam preconceituosos, é necessário que a Sociedade não seja.
E os cegos nem são o problema.
O Problema são as crianças, que nascem sem conceitos contraditórios, mas são corrompidos pela sociedade em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Agregadores

Medite!

Algumas Canções Cristãs - Homens

Ferramentas para Blog

Dessander, o amigo

Loading...

Outras Postagens

Gióa Júnior

Aproveita e leia mais sobre Miriam Makeba

MIRIAM MAKEBA - UMA HOMENAGEM PÓSTUMA
Gostaria de fazer aqui uma homenagem a uma das mulheres que mais admirei nesta vida - Miriam Makeba. Desde criança me deleitava com suas músicas, elas nunca tocaram meu corpo, sempre tocaram minha alma.
hmais aqui
http://www.amigosdosabor.blogspot.com/