quinta-feira, novembro 07, 2013

Pe-Yara na EXPO-CENTER, em São Paulo

 Parabéns Amazonas!


Pe-Yara em São Paulo! O mapa tátil do Amazonas fazendo escola pelo Brasil!
Sucesso Amazonas!
Um espetáculo da grandeza de nosso querido Amazonas aportando-se em minha Terra Natal! Receba com carinho minha cidade querida este que é o primeiro passo não só para o belo Estado do Norte, mas para o seguimento das Tecnologias Assistivas.
Uma iniciativa maravilhosa de nossa Professora Doutora Cláudia Guerra Monteiro, que conseguiu com a ajuda da equipe maravilhosa
SENAI-AM que não contou dia, hora, feriado ou dia santo, para colocar em prática um projeto educativo e social que vai além do setor da Tecnologia da Educação, ultrapassa  este Universo, pois fazer com que os deficientes visuais tenham contato direto com as riquezas de seu Estado é uma questão de amor ao próximo.
E amar ao próximo é algo divino.
Para quem não conhece o Pe-Yara, este mapa conta a história geográfica dos 62 municípios do Estado do Amazonas de forma tátil. As crianças videntes e não videntes, podem conhecer as texturas de cada município ao tocar ao Pe-Yara e interagir com ele.
Além do mapa na versão física, onde professores e alunos podem desenvolver diversas atividades lúdicas, há o software do Pe-Yara que enriquece o conhecimento do usuário através de atividades lúdicas complementares.

Desta vez, o Expo-Center  abre as portas para o 7º Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação, onde recebe diversos projetos, inclusive este que foi levado pela UFAM, na pessoas dos parceiros neste trabalho Marlos Rodrigues e Andrey.

A ideia do mapa tátil é não só integrar o aluno deficiente com a realidade que o cerca, mas que ele não pode abarcar com os olhos composto de  fibras, aromas, escamas e resíduos de madeiras das regiões nela representadas, o mapa tátil   é um produto didático e paradidático que recolocará o aluno com deficiência em contato com os que não possui nenhuma necessidade especial e os reunirá em situação de igualdade, uma vez que a inserção social tem sido uma luta constante na Educação  e buscar meios para que ela aconteça aparece como uma necessidade que no caso do Grupo de Pesquisa, liderado pela pesquisadora Claudia Guerra,  pode ser sanado no que tange o Estado do Amazonas, uma vez que esta tem sido a intensão trabalho desde sempre.
Parabéns ao Estado do Amazonas pela riqueza de seus 62 municípios e também para a professora, que junto com o SENAI-AM  e com a FAPEAM, conseguiram desenvolver este belíssimo Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior