segunda-feira, março 28, 2016

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) e Renato Regis


No Primeiro Período recebi uma Lista de filmes para assistir, entre eles estavam Sociedade dos Poetas Mortos, A Cor Púrpura e Mãos Talentosas. Foi o professor Renato Regis, conhecido aqui em Manaus como o Profeshow. Foi nosso Professor de Prosa Moderna 1. Com ele aprendemos mais que Parágrafo Padrão, aprendemos também ser apaixonados pelo Ensino. Ele é. Ama ensinar.
Não fomos beneficiado por um bom calendário, em seus dias de aula, quase sempre era feriado, ponto facultativo e outras coisitas mais, além do PARFOR. Mas tivemos aulas supremas. Orientou-nos bem para a nossa caminhada e nos auxiliou, tanto em sala de aula, como pelos corredores. Não há vez o que o encontremos que não tenha nada a nos ensinar...
Bem, mas falemos de filme... Com Spolier básico

Só que nessa noite pascal, eu parei os estudos para assistir Sociedade dos Poetas Mortos. E me arrependi de não assistir antes e vou contar tudo! Então, se é problema, pode assistir antes de continuar a Leitura...Eu espero... (hehehe)

Assistiu? Então sigamos...
Que lição maravilhosa, que transparência sobre o cenário que envolve o Ensino, que exata fotografia do cinismo de professores amalgamados no tradicional e cansativo, que belas pinceladas sobre a capacidade de cada jovem aprender e apreender o Ensino. Ainda é um retrato da Sociedade que se molda e se aliena a padrões sociais e aceita ser "aparado"  no que se é melhor...
Os pais que nos são apresentados são seres moldados à forma padrão: Eu mando você obedece. Eu quero, você faz. Os resultados não poderiam ser piores...

Infelizmente nós, adultos, pensamos que sabemos o que os jovens precisam e não levamos em consideração a sua real necessidade... Escolhas então! Parece-nos que os jovens não as podem fazer, principalmente se elas afastam de nossos objetivos para eles.
Os resultados para essas convicções equivocadas são: filhos insatisfeitos, filhos infelizes, profissionais desmotivados, e mais pessoas infelizes...
O filme, como tópico para o Ensino, tem em  Robim Williams e seu professor John Keating um exemplo de determinação, competência, doação e ousadia. Capitão, como acaba apelidado pelos alunos,  mostra sua capacidade de orientar.
Os resultados são grandiosos, de sua participação como professor - e que inveja dele quando ele manda rasgar uma teoria cansativa!

Sua construção do Ensino, coloca os alunos frente aos seus medos (Todd Andersen - Ethan Hawk), suas perguntas e seus demônios e cada um reage à sua forma, tornando-se livres pensadores ou voltando-se, à primeira dificuldade, a sua antiga forma (Richard Cameron - Dylan Kussman).
Até o último instante fica-nos a pergunta se tudo o que aconteceu volta ao início, mas ao final, vem o "pagamento" ao professor agora desempregado.
E que pagamento! Os alunos percebem-se responsáveis por suas escolhas e frente ao diretor, que agora se fez professor para "consertar" a classe, mostram que são capazes de entender a necessidade de olhar por outro ângulo, uma vez que pelos caminho tradicionais nada podem mudar.
Muito lindo.

E amei o filme. Não me estendo mais, se não conto tudo e quero que você que veio até aqui, assista e veja por você mesmo, que além de um belo cenário, uma fotografia grandiosa, há grandes lições e grandes representações... Atente para o ator que faz o Neil (Robert Sean Leonard). Como seu personagem cresce no filme... Você sabe que ele se exteriorizou... E quem curte a Série Dr House, conhece-o pelo nome de Dr James Wilson.
Mais uma vez, valeu Renato Regis!

Bem..Fui...
Amo vocês...Saudades...

3 comentários:

  1. Olá querida!Amo a cor purpura,mesmo sendo um filme triste e Mãos talentosas é dimais grandes ensinamentos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Luciana!
    Que legal. Se já estava curiosa, com seu entusiasmo sinto-me mais propensa a assistir a ambos.
    Obrigada pela visitinha.
    Beijos carinhoso
    Elia

    ResponderExcluir

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior