segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Suporte de Aula - Para os alunos do Amazonas

 Material de Apoio para aula do Grupo de Estudos de 2021

Semana 1

Aula 1 - Apresentação e Leitura de Crônica

 - Língua Portuguesa

Olá, sou Elisabeth Alves, professora licenciada de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e a partir de hoje vou colocar algumas aulas aqui. 

E logo aqui vai a primeira lição: Não ocorre crase em “a partir” já que, partir é verbo e verbo não aceita crase, são inimigos mortais. Nunca esqueça: Se depois do A tem verbo, não recebe Crase. Na verdade, para ficar mais técnico e bonito dizemos: Se há verbo não ocorre crase


Bem, vamos começar lendo o texto. 

E seja esperto: Não reconheceu uma palavra ou teve dúvida do significado, consulte o Mestre dos Sábios: Dicionário.


Crônica: Fuga

De Fernando Sabino



          Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal. 

          ‒ Para com esse barulho, meu filho ‒ falou, sem olhá-lo. 

        Com três anos já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira. 

         ‒ Pois então para de empurrar a cadeira. 

         ‒ Eu vou embora – foi a resposta. 

      Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num lenço. Era a sua bagagem: um caminhão de madeira com apenas três rodas, um pedaço de biscoito, uma chave (onde diabo me meteram a chave da despensa? ‒ a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante. 

       A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão: 

        ‒ Viu um menino saindo desta casa? ‒ gritou para o operário que descansava do outro lado da rua, sentado no meio-fio. 

          ‒ Saiu agora mesmo com uma trouxinha ‒ informou ele. 

     Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro. A sua trouxa, arrastada pelo chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e ‒ saíra prevenido ‒ uma pratinha de 1 cruzeiro. Chamou-o, mas ele apertou o passinho, abriu a correr em direção à avenida, como disposto a atirar-se diante do lotação que se aproximava. 

       ‒ Meu filho, cuidado! 

      O lotação deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto. O menino, assustado, arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como a um animalzinho: 

      ‒ Que susto você me passou, meu filho ‒ e apertava-o contra o peito, fora de si.


        ‒ Deixa eu descer, papai. Você está me machucando

      Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas: ‒ Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai. 

         ‒ Me larga. Eu quero ir embora. 

         Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala ‒ tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa. 

          ‒ Fique quietinho aí, está ouvindo? Papai está trabalhando

           ‒ Fico, mas vou empurrar esta cadeira. 

             E o barulho recomeçou.


Estudo do Texto

Diga:
1 - Nome do Texto: __________________________________

2 - Quem escreveu. ___________________________________

3 - Que tipo de texto é:
(   ) anedota - piada, chiste, “trollagem”

(   ) Conto - tem poucos elementos, suspense, final surpreendente

(   ) Crônica - tem poucos personagens, é recorte da realidade, algo contemporâneo do autor ou de sua experiência, pode acontecer com qualquer um


4 - Você Gostou? 

(   ) sim

(   ) não

 5 - Justifique sua opinião.

6 - Quais as palavras você não conhece no texto? Crie um Glossário e coloque seus significados.


Vamos falar sobre a  nossa Língua?

O português é a língua materna de quase todos os brasileiros, tirando as comunidades surdas e alguns descendentes de outros povos. Sim, você não pode esquecer que a Língua de Sinais da comunidade tem corpo linguístico igual ao português e para eles geralmente é a primeira, pois foi através dela que eles criaram contato com o mundo. 

Estudo da Gramática

Sabe o que é Grafema e Fonema.
É fácil. O caderno de CaliGRAFIA é bom para fazer com que a letra fique bonita, logo, Grafema é a letra.

E Fonema? Bem, é fácil também. Separe a palavra em duas partes, separando o Fone de Ma e leia. Pense com que se parece este fragmento de palavra. Como você abrevia o nome daquilo que usa para ouvir o som no celular? Sim, o microfone? Exatamente! Fone é referente ao som. Logo, fonema é o som do grafema.

Então que tal contar Fonemas?

Vamos trabalhar com o verbo caçar e o substantivo masculino Assobio.

Caçar = 5 letras, (  grafemas, unidades gráficas)

K/a/s/a/r

(5 Fonemas)

Assobio = 7 letras

/a/s/o/b/i/o/ = 6 Fonemas

H no início de algumas palavras não tem som, logo não é fonema:

Hélice, Horta, Harpa...

(/e/l/i/s/e - /o/r/t/a/ - /a/r/p/a/)


Atividades

1 - Retire do texto palavras que tenham mais letras (grafemas) que fonemas

Ex: Som = S/õ 


2 - Retire do texto palavras que tenham mais Fonemas que grafemas. 

Ex: Táxi =   t/a/k/s/i


Para guardar: A Língua Portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais,



Aí vai um esquema gráfico para vocês guardarem.


 Fonemas Vocais

Fonemas Vocais

Representação

Exemplo

/a/

A

Aula

/e/

E

Elisabeth

/é/

É ou E (grave sem acento)

régua, berro

/i/

I

impala

/o/

O

outro

/ó/

Ó  ou O (grave, sem acento)

Rabicó, orca 

/u/

U

Urro






 Fonemas Vocais Nasais


Fonemas Vocais Nasais

Representação

Exemplo

/ã/

Ã

/ã/

AM

bambu

/ã/

AN

manga

/ẽ/

EM

mambembe

/

EN

pente

/ĩ/

IM

sim

/ĩ/

IN

quinto

/õ/

Õ

limões

/õ/

OM

som

/õ/

ON

lontra

/ũ/

UM

zumba

/ũ/

UN

tonta


Fonemas Consonantais


Fonema

Representação

Exemplo 

/b/

B

Bala

/p/

P

Pala

/nh/

NH

Nhoque

/n/

N

Nata

/m/

M

Mata

/v/

V

Vala

/f/

F

Fala

/t/

T

Toca

/d/

D

Cauda

/r/

R

Dora

/l/

L

Lota

/lh/

LH

Lhanura

(cordialidade)


Excessões Fonêmicas



Fonema

Representação

Exemplo

/z/

Z

Zodíaco

/z/

X

Exame

/z/

S

Rosa 

/rr/

R

Rua

/rr/

RR

Serra

/s/

S

Sapo

/s/

SS

Assobio

/s/

Desça

/s/

SC

Cresce

/s/

XC

Exceto

/s/

X

Explicar

/s/

C

Cida

/s/

Ç

Taça 

/j/

J

Jeca

/j/

G

Girassol

/x/

CH

Chove

/x/

X

Xadrez

/g/

GU

Gude 

/g/

G

Gado

/q/

QU

Queijo

/q/

Q

Cutelo


Precisando do material para impressão, solicite pelo Whatsapp do Curso
Boa aula

2 comentários:

  1. Fascinante a forma como você ensina, português não é fácil e você faz parecer possível aprender, gratidão por partilhar seu conhecimento. Você é incrível!

    ResponderExcluir

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