Material de Apoio para aula do Grupo de Estudos de 2021
Semana 1Aula 1 - Apresentação e Leitura de Crônica
- Língua Portuguesa
Olá, sou Elisabeth Alves, professora licenciada de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e a partir de hoje vou colocar algumas aulas aqui.
E logo aqui vai a primeira lição: Não ocorre crase em “a partir” já que, partir é verbo e verbo não aceita crase, são inimigos mortais. Nunca esqueça: Se depois do A tem verbo, não recebe Crase. Na verdade, para ficar mais técnico e bonito dizemos: Se há verbo não ocorre crase.
Bem, vamos começar lendo o texto.
E seja esperto: Não reconheceu uma palavra ou teve dúvida do significado, consulte o Mestre dos Sábios: Dicionário.
Crônica: Fuga
De Fernando Sabino
Mal colocou o papel na máquina, o menino começou a empurrar uma cadeira pela sala, fazendo um barulho infernal.
‒ Para com esse barulho, meu filho ‒ falou, sem olhá-lo.
Com três anos já sabia reagir como homem ao impacto das grandes injustiças paternas: não estava fazendo barulho, estava só empurrando uma cadeira.
‒ Pois então para de empurrar a cadeira.
‒ Eu vou embora – foi a resposta.
Distraído, o pai não reparou que ele juntava ação às palavras, no ato de juntar do chão suas coisinhas, enrolando-as num lenço. Era a sua bagagem: um caminhão de madeira com apenas três rodas, um pedaço de biscoito, uma chave (onde diabo me meteram a chave da despensa? ‒ a mãe mais tarde irá dizer), metade de uma tesourinha enferrujada, sua única arma para a grande aventura, um botão amarrado num barbante.
A calma que baixou então na sala era vagamente inquietante. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. Deu com a porta da rua aberta, correu até o portão:
‒ Viu um menino saindo desta casa? ‒ gritou para o operário que descansava do outro lado da rua, sentado no meio-fio.
‒ Saiu agora mesmo com uma trouxinha ‒ informou ele.
Correu até a esquina e teve tempo de vê-lo ao longe, caminhando cabisbaixo ao longo do muro. A sua trouxa, arrastada pelo chão, ia deixando pelo caminho alguns de seus pertences: o botão, o pedaço de biscoito e ‒ saíra prevenido ‒ uma pratinha de 1 cruzeiro. Chamou-o, mas ele apertou o passinho, abriu a correr em direção à avenida, como disposto a atirar-se diante do lotação que se aproximava.
‒ Meu filho, cuidado!
O lotação deu uma freada brusca, uma guinada para a esquerda, os pneus cantaram no asfalto. O menino, assustado, arrepiou carreira. O pai precipitou-se e o arrebanhou com o braço como a um animalzinho:
‒ Que susto você me passou, meu filho ‒ e apertava-o contra o peito, fora de si.
‒ Deixa eu descer, papai. Você está me machucando.
Irresoluto, o pai pensava agora se não seria o caso de lhe dar umas palmadas: ‒ Machucando, é? Fazer uma coisa dessas com seu pai.
‒ Me larga. Eu quero ir embora.
Trouxe-o para casa e o largou novamente na sala ‒ tendo antes o cuidado de fechar a porta da rua e retirar a chave, como ele fizera com a da despensa.
‒ Fique quietinho aí, está ouvindo? Papai está trabalhando.
‒ Fico, mas vou empurrar esta cadeira.
E o barulho recomeçou.
Estudo do Texto
Diga:
1 - Nome do Texto: __________________________________
2 - Quem escreveu. ___________________________________
3 - Que tipo de texto é:
( ) anedota - piada, chiste, “trollagem”
( ) Conto - tem poucos elementos, suspense, final surpreendente
( ) Crônica - tem poucos personagens, é recorte da realidade, algo contemporâneo do autor ou de sua experiência, pode acontecer com qualquer um
4 - Você Gostou?
( ) sim
( ) não
5 - Justifique sua opinião.
6 - Quais as palavras você não conhece no texto? Crie um Glossário e coloque seus significados.
Vamos falar sobre a nossa Língua?
O português é a língua materna de quase todos os brasileiros, tirando as comunidades surdas e alguns descendentes de outros povos. Sim, você não pode esquecer que a Língua de Sinais da comunidade tem corpo linguístico igual ao português e para eles geralmente é a primeira, pois foi através dela que eles criaram contato com o mundo.
Estudo da Gramática
Sabe o que é Grafema e Fonema.
É fácil. O caderno de CaliGRAFIA é bom para fazer com que a letra fique bonita, logo, Grafema é a letra.
E Fonema? Bem, é fácil também. Separe a palavra em duas partes, separando o Fone de Ma e leia. Pense com que se parece este fragmento de palavra. Como você abrevia o nome daquilo que usa para ouvir o som no celular? Sim, o microfone? Exatamente! Fone é referente ao som. Logo, fonema é o som do grafema.
Então que tal contar Fonemas?
Vamos trabalhar com o verbo caçar e o substantivo masculino Assobio.
Caçar = 5 letras, ( grafemas, unidades gráficas)
K/a/s/a/r
(5 Fonemas)
Assobio = 7 letras
/a/s/o/b/i/o/ = 6 Fonemas
H no início de algumas palavras não tem som, logo não é fonema:
Hélice, Horta, Harpa...
(/e/l/i/s/e - /o/r/t/a/ - /a/r/p/a/)
Atividades
1 - Retire do texto palavras que tenham mais letras (grafemas) que fonemas
Ex: Som = S/õ
2 - Retire do texto palavras que tenham mais Fonemas que grafemas.
Ex: Táxi = t/a/k/s/i
Para guardar: A Língua Portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais,
Aí vai um esquema gráfico para vocês guardarem.
Fonemas Vocais
Fonemas Vocais Nasais
Fonemas Consonantais
Excessões Fonêmicas
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Fascinante a forma como você ensina, português não é fácil e você faz parecer possível aprender, gratidão por partilhar seu conhecimento. Você é incrível!
ResponderExcluirObrigado por compartilhar
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