sexta-feira, fevereiro 12, 2021

Foto de Perfil - Quando o amor imaginado é um pesadelo, o real é a salvação.

Foto de Perfil - Quando o amor imaginado é um pesadelo, o real é a salvação. 

Hoje terminei uma análise e quando fui postar no Recanto das Letras, dei de cara com uma crônica muito interessante e moderna: Foto de Perfil. A crônica é do escritor sul mato grossense, Osvaldo Júnior é um presente maravilhoso e ideal para uma paradinha em nossas corridas diárias.

Vocês precisam ler! 

    Ela é muito interessante porque retrata um amor inconcluso de duas pessoas comuns: Pedro e Jane. Mas como toda boa história de amor de telenovela, esse relacionamento tem características de um triângulo amoroso.  A outra ponta, Flora,  nem imagina que Jane existe. 
    Os aspectos modernos estão lá: mulher bem resolvida, profissional bem estabilizada, belíssima e bem conservada. O homem é uma mostra comum do gênero: desajeitado, careca, pançudo. Pela ótica dele, logo não sabemos se são características exageradas por excesso de autodepreciação   ou minimizadas por um resquício de amor próprio. 

     Na verdade sou apaixonada por crônicas. Estes *"instantâneos" da vida real sempre impressionam, mesmo que tragam por tema algo trivial como a "envelhescência", para citar outro cronista, o Prata. 


O cronista tem a habilidade de, em poucas palavras, colocar o leitor a par das minúcias que caracterizam sua história, por mais corrente que ela seja. E a beleza do trabalho do cronista está exatamente neste aspecto: Contar o comum e corrente de forma que a prosa e poesia sejam revestida de verdade única e assim seja crível e palpável e é literatura porque através dos usos da linguagem que lhe é própria, nos faz "pensar, entender melhor o que se passa dentro e fora da gente". (FILIPOUSKI; MARCHI, 2009, p. 85). E por ser uma literatura mais próxima da oralidade, pode seduzir o leitor e o amarrar  em suas teias.

    Por anos a crônica foi um gênero preso aos jornais e sua primeira aceitação das novas tecnologias, tornou-se física, como qualquer forma de escrita e, como não possui a rigidez da norma culta, ganhou adeptos que buscavam os livros. Hoje, com a chegada dos novos meios eletrônicos, ela aparece nos sites voltados ao fazer literário "amador". Difundi-las é  a melhor forma de direcionar pessoas que não são amantes das letras ao mundo da leitura, afinal, sua aparente simplicidade é uma das caraterísticas que a tornou tão conhecida em todo o mundo e  que faz com que uma pessoa de qualquer idade tenha interesse. 

    Em tempo: Digo instantâneo,  porém, mesmo marcando um pequeno espaço de tempo, a crônica, como diria o crítico  Afrânio Coutinho, se permite ao lirismo. E aqui ele vem disfarçado de uma prosa poética difusa, abarcando no campo semântico do tempo a doçura das estações. 


Hetebasile

Texto: Foto de Perfil
Local: Recanto das Letras

Autor: Osvaldo Júnior

Peça sua análise aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo sempre aqui.Aproveite que veio e visitou e faça uma blogueira feliz:Comente!


De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

A Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

Agregadores

Medite!

Gióa Júnior