O que é
um Seminário
Papo de Professor e Aluno
O
presente Artigo, texto da Internet, elaborado por mim para que a classe
entendesse uma Dinâmica de Trabalho em Grupo, trata do Seminário como Aula de
Atividade Intuitiva.
Visa
ajudar os alunos entenderem que alguns professores não usam deste Método Pedagógico
apenas para fazer o aluno dar a aula que ele não está disposto a executar, como
pensam e dizem a maioria dos alunos, mas visa ensiná-los a questionar, a fazer
perguntas aos autores e doutrinadores que eles conhecerão durante o Processo de
Pesquisa.
A propósito, vale
salientar que todo e qualquer material de Áudio e Cinema utilizado é Material
de Apoio...
Introdução
Bem,
inicio este texto, já lembrando aos alunos do CIJ – Centro Inter Escolar da
Juventude - que esta não é uma prática
comum nas maiorias de nossas Aulas. Usamos apenas em Disciplinas cujo o desempenho
profissional utilize de fato o trabalho em Equipe (Publicidade e Marketing) e,
nas aulas de Cidadania, quando solicitado pelo Conselho Pedagógico desta
Instituição.
Seminário
– que origina-se do Latim Sêmen = semente, é a oportunidade de criação que um
professor ou aluno tem para disseminar sua posição frente o Tema a ser
DISCUTIDO. Facilmente relacionável a ideia de nova vida através da fertilização
de novas ideias.
Desenvolvimento
§ O que é um Seminário em seu
conceito principal?
No
Dicionário de Antônio Houaiss, a palavra Seminário aparece como um substantivo
masculino e, o significado que nos interessa está localizado do item 5 ao 7,
vejamos: 5 - congresso científico ou cultural, com
exposição seguida de debate; 6 - grupo de
estudos em que os estudantes pesquisam e discutem tema específico, e 7 -
aula dada por um grupo de alunos em que há debate acerca da matéria exposta por
cada um dos participantes.
§ O que se apresenta em um
Seminário?
A turma
ou grupo expõe o tema que pesquisou, logo após segue-se o debate e a discussão
do conteúdo apresentado.
§ Como se faz a análise de
apreensão de conteúdo pela Assistência – alunos ou professores chamados para
assistir a apresentação do Trabalho?
Pode-se
fazer uma Atividade Didática que crie as
condições para a sua discussão. Se isto não acontece, não é um Seminário, pois
não existe interação de quem está assistindo a apresentação. Um seminário não é
uma aula expositiva, é uma Atividade Intuitiva.
Claro que
um seminário pode ter formas diversas, porém
o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre
apresentação de fenômenos. Mesmo que seja um Seminário da Área de Exatas, deve
existir esta Leitura e interpretação do Texto, mesmo sendo este elaborado
apenas com gráficos e números. É através do Seminário que a Assistência tem a
visão geral de tudo o que lhe é proposto como Matéria de Estudo, afinal é
través deste meio também que podem ter uma experiência com dados fatuais que
amplie os horizontes.
O que é
bom entender sobre esta espécie de apresentação de Trabalho, é que quando um
grupo que se propõe a desenvolver um seminário precisa entender passos deve
seguir e eles são específico:
·
estabelecer
o tema;
·
compreender
e explicitar o tema ou problema proposto;
·
elaborar
de um plano de investigação específica;
·
realizar
pesquisas;
·
determinar
um problema a ser trabalhado;
·
definir a
origem do problema e da hipótese;
·
definir
fontes bibliográficas, observando alguns critérios;
·
documentação
e crítica bibliográficas;
·
elaborar
de um texto e roteiro didático e interpretativo.
O grupo
deve fazer:
ü expor o assunto. Meios possíveis:
exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Isto para a
apresentação da visão global do assunto, mas o aprofundar-se no tema em estudo
deve ser feito em sala. A maioria dos professores e entre eles eu, não suportam
Seminários onde os participantes ficam parados na Plataforma, sem nada fazer
enquanto uma Máquina reproduz sua fala ou a fala de outros. Até por que quando
se usa este meio, tem-se 2 resultados negativos: A classe não participa, pois
as dúvidas somem entre uma tomada e outro de algo interminável, ou em segunda
hipótese, as interferências se fazem no momento, o que pega o grupo
desprevenido.
ü Trazer as referências e contexto,
referenciando a personalidade cultural, filosófica e histórica do autor. Isto é
o que embasa um bom trabalho
ü Apresentar os principais
conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto ,
podendo para isto usar outras referências que não a dada pelo professor. Aqui digo que em minha sala isto conta
pontos, principalmente quando as fontes pesquisadas ampliam e facilitam a
interpretação de um tema.
ü Algo essencial ao estudo e a
execução de um bom Seminário, é apresentar os problemas sugeridos pelo texto e
apresentar soluções específicas ao assunto em discussão;
ü Apresentar Bibliografia
especializada e, tendo tempo, durante a exposição do trabalho comentar.
ü Apresentar as conclusões a que o grupo
chegou com o estudo. É aí que um professor avalia a Harmonia. Apresentação esta
que pode ser feita por qualquer um dos membros do grupo, mas que existindo um
membro específico facilita a exposição, pois com certeza será escolhido o que
melhor entendeu o conteúdo exposto.
Há algo inegociável em um Seminário, a sequência do Roteiro, que ;e assim
determinado, enquanto Método Pedagógico:
Ø Introdução ao tema;
Ø Desenvolvimento; e
Ø Conclusão
Quando a
atividade é sugerida como Matéria de Avaliação – o que particularmente não faço
e nem a maioria dos Professores desta Unidade de Educação – os alunos devem
viabilizar um Roteiro de Estudo para os demais, usando para isto dados claros e
objetivos, facilitando a compreensão do texto.
Conclusão
De forma
geral, ao analisarmos que um Seminário é sim uma Aula, fica fácil expor e
repetir que trata-se desta atividade não apenas Expositiva, mas essencialmente
Intuitiva. Um Seminário precisa gerar nos que o assistem o desejo de
conhecer mais o assunto trabalhado.
Professora
Elisabeth Lorena Alves
Professora,
ResponderExcluirAqui é a Karinna Teles.
Lembrei-me hoje que a senhora postou este texto no site da Escola, mas como não tenho mais acesso, por ter saído de lá, resolvi arriscar e procurar aqui.
E para minha surpresa esta sim e perfeito.
Lembro da senhora dizendo que não aceitaria nenhuma apresentação apenas com Áudio ou Vídeo, pois nós não éramos Professores de Programa à Distância...
Saudades de seus 'arranca rabos' foi por causa de sua autoridade e modo sério de ser que acabei ganhando rumo na vida.
Hoje estou no 4 período de História, na UniCastelo.
Saudades de ti...
Me adiciona no Facebook, ainda uso o mesmo e-mail... Outra coisa que aprendi com a senhora.
Abraços querida Professora
Poxa Karinna!
ResponderExcluirQue bom reencontrá-la!
Prazer também saber que seus caminhos se abrangeram!
Sempre acreditei em tua habilidade. Competente em tudo, apesar de nem sempre ter um comportamento desejável, mas amava tuas contribuições, tuas interferências. Como sempre disse, mais aprendi que ensinei no CIJ e EDUCAFRO.
Quanto ao Facebook, estou bloqueda para pedir amizades. Procure-e lá, ou clique em alguns dos links dos blogs que contribuo e te aceito.
Abraços a ti e aos teus.
Professora Elis